Como criar e editar agendamentos de documentos de venda ?

Para criar agendamentos, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção VENDAS do menu.
  2. Aceda à opção AGENDAMENTO do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito, para criar um agendamento limpo ou caso pretenda copiar o conteúdo de um documento existente clique no botão Copiar de….
  4. Preencha os dados da seu agendamento.
  5. Poderá selecionar uma Entidade já existente ou introduzir diretamente uma nova Entidade e respetivo NIF ( não é obrigatório, caso não seja preenchido será um consumidor final ), que será adicionada às Entidades.
  6. Os dados da pagamento, entrega, comercial, divisa, tipo de desconto, espaço fiscal, taxa de IVA e motivo de retenção são de seleção( caso estes dados estejam preenchidos na entidade selecionada, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  7. Preencha com informação ou selecionando das tabelas a observações, texto de documento e contacto. O campo desconto global é de inserção.
  8. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  9. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Artigos, Carga/Descarga e Anexos) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo o lado direito das etiquetas.
  10. Insira a informação relativa ao Artigo no novo ecrã.
  11. Poderá selecionar um artigo já existente ou introduzir diretamente uma novo artigo.
  12. Os campos como família, tipo, unidade, tipo IVA e motivo de isenção são de seleção.
  13. Insira a informação relativa à quantidade, preço de venda, preço de custo, desconto, cupão e descrição( caso estes dados estejam preenchidos no artigo selecionado, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  14. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  15. Na Carga/Descarga insira a respetiva informação
  16. Nos Anexos selecione o botão Novo no canto superior direito.
  17. Insira a informação relativa ao anexo no novo ecrã.
  18. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.
  19. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  20. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do agendamento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  21. Poderá também clicar em Agendar, para parametrizar o intervalo em que os documentos serão gerados.
  22. Insira a informação relativa à data inicio e data fim que irá limitar a criação automática de documentos, selecione se quer que os documentos sejam emitidos por dias da semana ( caso seja dias da semana pode escolher mais que um dia ) ou por dias do mês ( caso seja dias do mês pode escolher mais que um dia, seguidos ou alternados ) assim como qual o tipo de documento que quer agendar, qual a observação que quer associar e o endereço de e-mail em que pretende ser notificado.
  23. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  24. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.
  25. O agendamento irá criar documentos do tipo Fatura ou Fatura Simplificada, nas datas escolhidas , mas  não Finalizados, devem ser validados e Finalizados.

 
Para editar o agendamento, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção VENDAS do menu.
  2. Aceda à opção AGENDAMENTO do sub-menu.
  3. Selecione o agendamento pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente ao agendamento  que pretende aceder na lista de documentos.
  4. Após aceder ao agendamento, poderá editá-la assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em Gravar após ter terminado as alterações.
  5. Poderá também clicar em Apagar para eliminar o agendamento  da base de dados.
  6. Poderá também clicar em Duplicar caso pretenda criar um novo agendamento com o conteúdo igual ao deste documento.
  7. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do documento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  8. Poderá também clicar em Agendar caso pretenda editar ou apagar o agendamento, quando terminar a edição dos dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  9. Clique em Gravar depois de terminar a edição dos dados.