Perguntas Frequentes

Lista de perguntas frequentes

ADMINISTRAÇÃO (5)

Para criar ordens de aquisição de licenças de utilização, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção ADMINISTRAÇÃO do menu.
  2. Aceda à opção AQUISIÇÃO LICENÇAS do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito, para criar uma nova ordem de compra.
  4. Verifique se os dados da sua fatura de aquisição estão corretos.
  5. Clique no botão Novo correspondente ao bloco dos artigos.
  6. Escolha a quantidade e o tipo de licenças que pretende adquirir a partir da lista que é mostrada.
  7. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.
  8. Para finalizar a ordem de compra, deverá clicar em Finalizar.

 
Para editar ordens de aquisição de licenças de utilização não finalizadas, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção ADMINISTRAÇÃO do menu.
  2. Aceda à opção AQUISIÇÃO LICENÇAS do sub-menu.
  3. Selecione a ordem de compra pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à essa ordem de compra que pretende aceder na lista de ordens de compra.
  4. Após aceder à ordem de compra, poderá editá-la ( caso a mesma não esteja finalizada ) assim como o conteúdo do tipo de licenças a adquirir e clicar em Gravar após ter terminado as alterações.
  5. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a ordem de compra da base de dados.
  6. Para finalizar a ordem de compra, deverá clicar em Finalizar.

Para editar a informação da empresa, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção ADMINISTRAÇÃO do menu.
  2. Aceda à opção INFORMAÇÃO DA EMPRESA do sub-menu.
  3. Preencha os dados da sua empresa.
  4. Insira a informação relativa à sua empresa.
  5. Selecione a informação relativa à comunicação com a AT.
  6. A informação endereço, informação comercial, assim como os dados referente aos pagamentos irão ser impressos nos documentos , junto ao logo e no espaço referente à informação dos pagamento, e escolha qual o formato de documento (  tipo de documento – cor que quer para os seus documentos ).
  7. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  8. Nos Anexos Publicitários selecione o botão Novo no canto superior direito.
  9. Insira a informação relativa ao anexo publicitário no novo ecrã.
  10. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.

Para criar novos utilizadores, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção ADMINISTRAÇÃO do menu.
  2. Aceda à opção UTILIZADORES do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito .
  4. Preencha os dados do seu utilizador.
  5. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Permissões e Utilizadores Associados) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo no lado direito das etiquetas.
  6. Ao clicar na etiqueta de Permissões, irá abrir um ecrã com a informação relativa a todas as entradas do DSIG, no qual poderá selecionar o tipo de acesso que o utilizador tem , quer aos registos criados pelo utilizador que aos registos criados por outros utilizadores. Pode selecionar se tem permissão sim ou não, em relação a visualizar, modificar, remover e inserir.
  7. Ao clicar na etiqueta de Utilizadores Associados, irá abrir um ecrã em que poderá inserir  utilizadores com acesso a outras empresas, de forma a possibilitar a que um utilizador possa selecionar qual n empresas.
  8. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.

 
Para editar utilizadores, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção ADMINISTRAÇÃO do menu.
  2. Aceda à opção UTILIZADORES do sub-menu.
  3. Selecione a entidade pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente ao utilizador que pretende aceder na lista de utilizadores.
  4. Após aceder ao utilizador, poderá editá-lo assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá  também clicar em  Apagar para eliminar o utilizador da base de dados. Se o utilizador estiver referenciado   por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não  ter sucesso.

Para numerar documentos e séries, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção ADMINISTRAÇÃO do menu.
  2. Aceda à opção NUMERAÇÃO DE DOCUMENTOS do sub-menu.
  3. Selecione o tipo de documento pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente ao tipo de documento que pretende aceder na lista de tipo de documento.
  4. Preencha o novo numero da série e/ou do documento que quer numerar ( o próximo documento irá ser numero e/ou série que introduziu ).
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

Para aceder à comunicação com a autoridade tributária, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção ADMINISTRAÇÃO do menu.
  2. Aceda à opção COMUNICAÇÃO AT do sub-menu.
  3. Selecione a data inicio e data fim ( por defeito está pré-selecionada a data inicio do mês anterior e a data fim do mês anterior ) para a criação do ficheiro SAF-T.
  4. Quando terminar, deverá clicar no botão Gerar.
  5. Caso seja gerado o ficheiro SAF-T será afixado a seguinte mensagem: Concluída a geração para a versão 03 da AT Portaria n.º 274/2013, de 21 de Agosto. Deverá clicar no botão Continuar ( para confirmar a geração do ficheiro ).
  6. Será afixada a informação Ficheiro Gerado e deverá clicar em Descarregar,  selecionar depois o local onde quer guardar o ficheiro para enviar à Autoridade Tributária.
COMPRAS (2)

Para criar faturas, faturas simplificadas ou notas de crédito, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção COMPRAS do menu.
  2. Aceda à opção FATURA/ FATURAS SIMPLIFICADAS ou NOTAS DE CRÉDITO do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito, para criar um documento limpo ou caso pretenda copiar o conteúdo de um documento existente clique no botão Copiar de….
  4. Preencha os dados da sua fatura, fatura simplificada ou nota de crédito.
  5. Poderá selecionar uma Entidade já existente ou introduzir diretamente uma nova Entidade e respetivo NIF ( não é obrigatório, caso não seja preenchido será um consumidor final ), que será adicionada às Entidades.
  6. Os dados da pagamento, entrega, comercial, divisa, tipo de desconto, espaço fiscal, taxa de IVA e motivo de retenção são de seleção( caso estes dados estejam preenchidos na entidade selecionada, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  7. Preencha com informação ou selecionando das tabelas a observações, texto de documento e contacto. O campo desconto global e documento externo é de inserção.
  8. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  9. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Artigos e Anexos) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo o lado direito das etiquetas.
  10. Insira a informação relativa ao Artigo no novo ecrã.
  11. Poderá selecionar um artigo já existente ou introduzir diretamente uma novo artigo.
  12. Os campos como família, tipo, unidade, tipo IVA e motivo de isenção são de seleção.
  13. Insira a informação relativa à quantidade, preço de venda, preço de custo, desconto, cupão e descrição( caso estes dados estejam preenchidos no artigo selecionado, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  14. No caso de Nota de Crédito deverá preencher os campos: referencia de documento ( caso o documento tenha sido copiado da fatura ou fatura simplificada inicial este campo esta preenchido, podendo ser alterado ) e referencia de motivo.
  15. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  16. Nos Anexos selecione o botão Novo no canto superior direito.
  17. Insira a informação relativa ao anexo no novo ecrã.
  18. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.
  19. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  20. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do documento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  21. Poderá também clicar em Finalizar caso queira terminar o seu documento, sendo o mesmo numerado. Após o documento ser finalizado, não poderá efetuar qualquer alteração ao mesmo. Tem a hipótese de o anular, inserindo um motivo para o mesmo.

 
Para editar faturas, faturas simplificadas ou notas de crédito, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção COMPRAS do menu.
  2. Aceda à opção FATURA / FATURA SIMPLIFICADA ou NOTA DE CRÉDITO do sub-menu.
  3. Selecione a fatura, fatura simplificada ou nota de crédito pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à fatura, fatura simplificada ou nota de crédito que pretende aceder na lista de documentos.
  4. Após aceder à fatura, fatura simplificada ou nota de crédito, poderá editá-la ( caso a mesma não esteja finalizada )assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em Gravar após ter terminado as alterações.
  5. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a fatura, fatura simplificada ou nota de crédito da base de dados. Se a fatura, fatura simplificada ou nota de crédito estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter sucesso.
  6. Poderá também clicar em Duplicar caso pretenda criar um novo documentos com o conteúdo igual ao deste documento.
  7. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do documento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  8. Poderá também clicar em Finalizar caso queira terminar o seu documento, sendo o mesmo numerado. Após o documento ser finalizado, não poderá efetuar qualquer alteração ao mesmo. Tem a hipótese de o anular, inserindo um motivo para o mesmo.

Para criar ordens, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção COMPRAS do menu.
  2. Aceda à opção ORDENS do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito, para criar um documento limpo ou caso pretenda copiar o conteúdo de um documento existente clique no botão Copiar de….
  4. Preencha os dados da sua ordem.
  5. Poderá selecionar uma Entidade já existente ou introduzir diretamente uma nova Entidade e respetivo NIF ( não é obrigatório, caso não seja preenchido será um consumidor final ), que será adicionada às Entidades.
  6. Os dados da pagamento, entrega, comercial, divisa, tipo de desconto, espaço fiscal, taxa de IVA e motivo de retenção são de seleção( caso estes dados estejam preenchidos na entidade selecionada, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  7. Preencha com informação ou selecionando das tabelas a observações, texto de documento e contacto. O campo desconto global e numero externo é de inserção.
  8. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  9. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Artigos e Anexos) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo o lado direito das etiquetas.
  10. Insira a informação relativa ao Artigo no novo ecrã.
  11. Poderá selecionar um artigo já existente ou introduzir diretamente uma novo artigo.
  12. Os campos como família, tipo, unidade, tipo IVA e motivo de isenção são de seleção.
  13. Insira a informação relativa à quantidade, preço de compra, preço de custo, desconto, cupão e descrição( caso estes dados estejam preenchidos no artigo selecionado, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  14. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  15. Nos Anexos selecione o botão Novo no canto superior direito.
  16. Insira a informação relativa ao anexo no novo ecrã.
  17. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.
  18. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  19. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do documento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  20. Poderá também clicar em Finalizar caso queira terminar o seu documento, sendo o mesmo numerado. Após o documento ser finalizado, não poderá efetuar qualquer alteração ao mesmo. Tem a hipótese de o anular, inserindo um motivo para o mesmo.

 
Para editar faturas, faturas simplificadas ou notas de crédito, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção COMPRA do menu.
  2. Aceda à opção ORDENS do sub-menu.
  3. Selecione a ordem pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à ordem que pretende aceder na lista de documentos.
  4. Após aceder à ordem, poderá editá-la ( caso a mesma não esteja finalizada )assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em Gravar após ter terminado as alterações.
  5. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a ordem da base de dados. Se a ordem estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter sucesso.
  6. Poderá também clicar em Duplicar caso pretenda criar um novo documentos com o conteúdo igual ao deste documento.
  7. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do documento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  8. Poderá também clicar em Finalizar caso queira terminar o seu documento, sendo o mesmo numerado. Após o documento ser finalizado, não poderá efetuar qualquer alteração ao mesmo. Tem a hipótese de o anular, inserindo um motivo para o mesmo.
CRM (7)

Para criar incidências, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção INCIDÊNCIAS do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito, para criar um documento limpo.
  4. Preencha os dados da sua incidência.
  5. Poderá selecionar uma Entidade já existente ou introduzir diretamente uma nova Entidade, que será adicionada às Entidades.
  6. Preencha a descrição da incidência, a data de criação e a data de fecho. O campo da situação é de seleção.
  7. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  8. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (EventosContactos e Documentos/Oportunidades/Incidências) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo o lado direito das etiquetas.
  9. Insira a informação relativa ao Eventos no novo ecrã.
  10. Os campos como tipo de Incidência e encerrado são de seleção, os restantes de inserção. Poderá selecionar um ficheiro a este evento, através da opção importar anexo.
  11. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  12. Nos Contactosinsira a respetiva informação.
  13. Poderá selecionar um contacto já existente ou introduzir diretamente um novo contacto, que será adicionada às contactos.
  14. Nos Documentos/Oportunidades/Incidências selecione o botão Novo Documento e/ou Nova Oportunidade e/ou Nova Incidência no canto superior direito.
  15. Selecione o respetivo documento/oportunidade/Incidência a este novo evento.
  16. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.

 
Para editar incidências, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção INCIDÊNCIAS do sub-menu.
  3. Selecione a incidência pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à incidência que pretende aceder na lista de documentos.
  4. Após aceder à incidência, poderá editá-la assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em Gravar após ter terminado as alterações.
  5. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a incidência da base de dados. Se a incidência estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter sucesso.
  6. Poderá também clicar em Duplicar caso pretenda criar um novo documentos com o conteúdo igual ao deste documento.

Para criar novos níveis de confiança, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção NÍVEIS DE CONFIANÇA do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito.
  4. Preencha os dados do seu nível de confiança.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar níveis de confiança, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção NÍVEIS DE CONFIANÇA do sub-menu.
  3. Selecione o nível de confiança  pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente ao nível de confiança que pretende aceder na lista de níveis de confiança.
  4. Após aceder ao nível de confiança, pode editá-lo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar o nível de confiança da base de dados. Se o nível de confiança estiver referenciado por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar incidências, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção OPORTUNIDADES do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito, para criar um documento limpo.
  4. Preencha os dados da sua oportunidade.
  5. Poderá selecionar uma Entidade já existente ou introduzir diretamente uma nova Entidade, que será adicionada às Entidades.
  6. Preencha a descrição da oportunidade, o nível de confiança em que está a oportunidade, o valor estimado de venda, o de compra e a divisa da oportunidade,  a data de criação e a data de fecho. Os campos da situação, comercial são de seleção.
  7. Assim que se insere uma oportunidade, é-lhe atribuído um numero que a torna única.
  8. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  9. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Eventos, Informações, Contactos e Documentos/Oportunidades/Incidências) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo o lado direito das etiquetas.
  10. Insira a informação relativa ao Eventos no novo ecrã.
  11. Os campos como tipo de atividade e encerrado são de seleção, os restantes de inserção. Poderá selecionar um ficheiro a este evento, através da opção importar anexo.
  12. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  13. Insira a informação relativa às Informações no novo ecrã.
  14. O campo tipo de informação é de seleção, os restantes de inserção.
  15. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  16. Nos Contactos insira a respetiva informação.
  17. Poderá selecionar um contacto já existente ou introduzir diretamente um novo contacto, que será adicionada às contactos.
  18. Nos Documentos/Oportunidades/Incidências selecione o botão Novo Documento e/ou Nova Oportunidade e/ou Nova Incidência no canto superior direito.
  19. Selecione o respetivo documento/oportunidade/Incidência a este novo evento.
  20. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.

 
Para editar as oportunidades, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção OPORTUNIDADES do sub-menu.
  3. Poderá iniciar por efetuar um Filtro por Eventos Pendente ( caso não se efetue esta seleção aparecem todos ) clicando na opção de Filtro por Eventos Pendente, e selecionando as datas inicio e fim do Evento. Sempre que se quiser alterar estas datas deverá clicar no Filtrar.
  4. Selecione a oportunidade pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à incidência que pretende aceder na lista de documentos.
  5. Após aceder à oportunidade, poderá editá-la assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em Gravar após ter terminado as alterações.
  6. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a oportunidade da base de dados. Se a oportunidade estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter sucesso.
  7. Poderá também clicar em Duplicar caso pretenda criar um novo documentos com o conteúdo igual ao deste documento.

Para criar novos tipos de atividade siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção TIPOS DE ATIVIDADE do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito.
  4. Preencha os dados do seu tipo de atividade.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar tipos de atividade, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção TIPOS DE ATIVIDADE do sub-menu.
  3. Selecione o tipo de atividade  pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente ao tipo de atividade que pretende aceder na lista de tipos de atividade.
  4. Após aceder ao tipo de atividade, pode editá-lo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar o tipo de atividade da base de dados. Se o tipo de atividade estiver referenciado por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar novos tipos de incidências, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção TIPOS DE INCIDÊNCIA do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito.
  4. Preencha os dados do seu tipo de incidência.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar tipos de incidências, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção TIPOS DE INCIDÊNCIA do sub-menu.
  3. Selecione o tipo de incidência  pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente ao tipo de incidência que pretende aceder na lista de tipos de incidência.
  4. Após aceder ao tipo de incidência, pode editá-lo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar o tipo de incidência da base de dados. Se o tipo de incidência estiver referenciado por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar novos tipos de informação, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção TIPOS DE INFORMAÇÃO do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito.
  4. Preencha os dados do seu tipo de informação.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar tipos de informação, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção TIPOS DE INFORMAÇÃO do sub-menu.
  3. Selecione o tipo de informação  pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente ao tipo de informação a que pretende aceder na lista de tipos de informação.
  4. Após aceder ao tipo de informação, pode editá-lo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagarpara eliminar o tipo de informação da base de dados. Se o tipo de informação estiver referenciado por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar previsões de venda, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção PREVISÃO DE VENDA do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito, para criar um documento limpo.
  4. Preencha os dados da sua previsão de venda.
  5. Selecione a data da criação, a data inicio e data fim para definir o intervalo temporal da sua previsão de vendas.
  6. Preencha a descrição e selecione o estado das oportunidades: comprometidas e/ou ativas e/ou adjudicadas, qual a taxa base ( do nível de confiança) a partir da qual serão selecionadas as oportunidades e se quer incluir ou não o período anterior.
  7. Clique na etiqueta em baixo (Oportunidades Filtradas ) e selecione por utilizador / cliente as oportunidades que quer excluir.
  8. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.

 
Para visualizar a previsão de vendas, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção CRM do menu.
  2. Aceda à opção PREVISÃO DE VENDA do sub-menu.
  3. Selecione a previsão de vendas pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à previsão de vendasque pretende aceder na lista de documentos.
  4. Após aceder à previsão de vendas, poderá Visualizar a previsão de vendas selecionada em formato pdf.
  5. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a previsão de vendas da base de dados. Se a previsão de vendas estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter sucesso.
GERAL (28)

Para alterar a sua senha de acesso deverá clicar no cadeado no topo , introduzir a sua senha atual e digitar a nova senha pretendida e respetiva confirmação. Para finalizar a alteração da senha deverá clicar em Confirmar. Se estiver a tentar entrar no DSIG e não se lembrar das suas credenciais , pode clicar em Esqueceu o Utilizador e /ou Senha ? onde deverá introduzir o E-Mail associado ao seu utilizador. De seguida, receberá em E-mail com as credenciais de acesso.

Para aceder ao Painel de Negócios, siga os seguintes passos :

  1. Aceda ao botão no topo em qualquer ecrã, ou quando entra no DSIG o painel de negócios fica afixado.
  2. Estão afixados os seguintes indicadores da empresa:Vendas vs Compras, Previsão de Vendas, Valor das Oportunidades e Numero de Oportunidades.
  3. Clique no botão Parametrizar no canto superior direito, para definir quais as datas dos vários indicadores
  4. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

Para criar novos artigos, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção ARTIGOS do sub-menu.
  3. Clique no botão direito no canto superior direito Novo.
  4. Preencha os dados do seu artigo.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar artigos, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção ARTIGOS do sub-menu.
  3. Selecione o artigo pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente ao artigo que pretende aceder na lista de artigos.
  4. Após aceder ao artigo, pode editá-lo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em  Apagar para eliminar o artigo da base de dados. Se o artigo estiver referenciado em documentos de venda ou compra,  estas operações podem não ter successo.

Para criar novos códigos postais, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção CÓDIGOS POSTAIS do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito.
  4. Preencha os dados do seu código postal.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar códigos postais, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção CÓDIGOS POSTAIS do sub-menu.
  3. Selecione o código postal pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente ao código postal que pretende aceder na lista de códigos postais.
  4. Após aceder ao código postal, pode editá-lo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar o código postal da base de dados. Se o código postal estiver referenciado por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagarpode não ter successo.

Para criar novas condições de pagamento, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção CONDIÇÕES PAGAMENTO do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito.
  4. Preencha os dados da sua condição de pagamento.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar condições de pagamento, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção CONDIÇÕES PAGAMENTO do sub-menu.
  3. Selecione a condição de pagamento pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente à condição de pagamento que pretende aceder na lista de condições de pagamento.
  4. Após aceder à condição de pagamento, pode editá-la e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagarpara eliminar a condição de pagamento da base de dados. Se a condição de pagamento estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar novos cupões de desconto, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção CUPÕES DESCONTO do sub-menu.
  3. Clique no botão direito no canto superior direito Novo.
  4. Preencha os dados do seu cupão de desconto.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar cupões de desconto, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção CUPÕES DESCONTO do sub-menu.
  3. Selecione o cupão de desconto pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente ao cupão de desconto que pretende aceder na lista de cupões de desconto.
  4. Após aceder ao cupão de desconto, pode editá-la e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar o cupão de desconto. Se o cupão de desconto estiver referenciado por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar novas divisas, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção DIVISAS do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito.
  4. Preencha os dados da sua divisa.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar divisas, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção DIVISAS do sub-menu.
  3. Selecione a divisa pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente à divisa que pretende aceder na lista de divisas.
  4. Após aceder à divisa, pode editá-la e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a divisa da base de dados. Se a divisa estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar novas entidades, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção ENTIDADES do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito .
  4. Preencha os dados da sua entidade.
  5. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Moradas, Meios Comunicação, Endereços Internet,  Anexos e Pessoas) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo no lado direito das etiquetas.
  6. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.

 
Para editar entidades, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção ENTIDADES do sub-menu.
  3. Selecione a entidade pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à entidade que pretende aceder na lista de entidades.
  4. Após aceder à entidade, poderá editá-la assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá  também clicar em  Apagar para eliminar a entidade da base de dados. Se a entidade estiver referenciada   por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não  ter sucesso.

Para criar novas famílias de artigos, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção FAMÍLIAS ARTIGOS do sub-menu.
  3. Clique no botão direito no canto superior direito Novo.
  4. Preencha os dados da sua família de artigos
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar famílias de artigos, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção FAMÍLIAS ARTIGOS do sub-menu.
  3. Selecione a família de artigos pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente à família de artigos que pretende aceder na lista de famílias de artigos.
  4. Após aceder à família de artigos, pode editá-la e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a família de artigos. Se a família de artigos estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar novas formas de entrega, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção FORMAS ENTREGA do sub-menu.
  3. Clique no botão direito no canto superior direito Novo.
  4. Preencha os dados do sua forma de entrega.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar formas de entrega, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção FORMAS ENTREGA do sub-menu.
  3. Selecione a forma de entrega pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente à forma de entrega que pretende aceder na lista de formas de entrega.
  4. Após aceder à forma de entrega, pode editá-la e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a forma de entrega. Se a forma de entrega estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar novos modos de pagamento, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção MODOS PAGAMENTO do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito.
  4. Preencha os dados do seu modo de pagamento.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar modos de pagamento, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção MODOS PAGAMENTO do sub-menu.
  3. Selecione o modo de pagamento pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente ao modo de pagamento que pretende aceder na lista de modos de pagamento.
  4. Após aceder ao modo de pagamento, pode editá-lo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagarpara eliminar o modo de pagamento. Se o modo de pagamento estiver referenciado por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagarpode não ter successo.

Para criar novos motivos de isenção de IVA, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção MOTIVOS ISENÇÃO IVA do sub-menu.
  3. Clique no botão direito no canto superior direito Novo.
  4. Preencha os dados do seu motivo de isenção de IVA
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar motivos de isenção de IVA, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção MOTIVOS ISENÇÃO IVA do sub-menu.
  3. Selecione o motivo de isenção de IVA pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente ao motivo de isenção de IVA que pretende aceder na lista dos motivos de isenção de IVA.
  4. Após aceder ao motivo de isenção de IVA, pode editá-lo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar o motivo de isenção de IVA. Se o motivo de isenção de IVA estiver referenciado por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar novos motivos de retenção IRS, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção MOTIVOS RETENÇÃO IRS do sub-menu.
  3. Clique no botão direito no canto superior direito Novo.
  4. Preencha os dados do seu motivo de retenção IRS.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar motivos de retenção IRS, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção MOTIVOS RETENÇÃO IRS do sub-menu.
  3. Selecione o motivo de retenção IRS pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente ao motivo de retenção IRS que pretende aceder na lista de motivos de retenção IRS.
  4. Após aceder ao motivo de retenção IRS, pode editá-lo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagarpara eliminar o motivo de retenção IRS. Se o motivo de retenção IRS estiver referenciado por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar novos países, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção PAÍSES do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito.
  4. Preencha os dados do seu país.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar países, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção PAÍSES do sub-menu.
  3. Selecione o país pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente ao país que pretende aceder na lista de países.
  4. Após aceder ao país, pode editá-lo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em  Apagar para eliminar o país da base de dados. Se o país estiver referenciado por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar novas pessoas, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção PESSOAS do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito .
  4. Preencha os dados da sua pessoa.
  5. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Moradas, Meios Comunicação, Endereços Internet,  Anexos e Entidades) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo no lado direito das etiquetas.
  6. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.

 
Para editar pessoas, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção PESSOAS do sub-menu.
  3. Selecione a pessoa pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à pessoa que pretende aceder na lista de pessoas.
  4. Após aceder à pessoa, poderá editá-la assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em  Apagar para eliminar a pessoa da base de dados. Se a pessoa estiver referenciada   por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não  ter sucesso.

Para criar novas taxas de IVA, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção TAXAS DE IVA do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito.
  4. Preencha os dados da sua taxa de IVA.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar taxas de IVA, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção TAXAS DE IVA do sub-menu.
  3. Selecione a taxa de IVA pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente à taxa de IVA que pretende aceder na lista de taxas de IVA.
  4. Após aceder à taxa de IVA, pode editá-la e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a taxa de IVA da base de dados. Se a taxa de IVA estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar novos textos comerciais, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção TEXTOS COMERCIAIS do sub-menu.
  3. Clique no botão direito no canto superior direito Novo.
  4. Preencha os dados do seu texto comercial.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar textos comerciais, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção TEXTOS COMERCIAIS do sub-menu.
  3. Selecione o texto comercial pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente ao texto comercial que pretende aceder na lista de textos comerciais.
  4. Após aceder ao texto comercial, pode editá-lo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar o texto comercial. Se o texto comercial estiver referenciado por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

Para criar novas unidades, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção UNIDADES do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito.
  4. Preencha os dados da sua unidade.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar unidades, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção GERAL do menu.
  2. Aceda à opção UNIDADES do sub-menu.
  3. Selecione a unidade pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspodente à unidade que pretende aceder na lista de unidades.
  4. Após aceder à unidade, pode editá-la e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a unidade da base de dados. Se a unidade estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter successo.

De forma a simplificar o acesso às opções mais utilizadas, o DSIG permite criar atalhos rápidos para essas opções personalizados para cada utilizador. Para tal, basta aceder à opção pretendida e clicar no botão estrelas para que seja imediatamente criado o respetivo atalho. Paralelamente,  se clicar novamente no mesmo botão, esse atalho é eliminado. Desta forma, o mesmo botão tem a dupla função de criar e remover atalhos das suas opções favoritas.

Os documentos são sempre impressos através do visualizador de pdfs embutido em cada navegador de internet. Desta forma, antes de imprimir qualquer documento do DSIG, terá de se visualizar o mesmo através da respetiva opção.

Existem duas opções no DSIG para exportar informação:

  • Todas as listas das opções de menu permitem a exportação de ficheiros no formato csv clicando no botão Exportar.
  • Todos os relatórios têm a opção de visualizar em formato csv ou xls (neste caso mantendo a formatação do relatório).

Todos os relatórios do DSIG podem ser subscritos para serem enviados automaticamente para cada utilizador. Para tal basta clicar no botão Subscrever e preencher a respetiva periodicidade indicando os dias da semana, dias do mês, período de início e fim e os detalhes do E-Mail a enviar para o utilizador a quem se destina o relatório.

Todos as opções têm a possibilidade de pesquisa ao nível da lista.
Para pesquisar qualquer informação que esteja na lista da opção escolhida, basta introduzir o texto a pesquisar e clicar no botão Procurar. Para reduzir o âmbito da pesquisa, podem-se selecionar os campos clicando na lupa e repetindo o procedimento anterior. Finalmente, e para construir uma pesquisa com condições muito específicas podem-se definir filtros de pesquisa clicando em Ações.

Provavelmente, os dados que o seu navegador Internet vai guardando do DSIG estão a provocar ‘lixo’. Pode mudar de navegador Internet para verificar se o funcionamento é diferente. Se o DSIG não apresentar anomalias nos outros navegadores Internet, deverá limpar os dados de navegação do seu navegador que utiliza regularmente e está a apresentar anomalias. Todos os navegadores de Internet têm um local para fazer essa limpeza e todos são diferentes. Caso precise de ajuda, envie-nos um E-mail indicando qual é o seu navegador ( Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari, etc) e respetiva versão.

Provavelmente, não tem as janelas popup ativas para o endereço do DSIG. Todos os navegadores de Internet têm um local para controlar essas popups. Sem isso, não é possível visualizar documentos ou relatórios. Cada navegador de internet (e com diferenças entre versões) tem uma forma diferente de ativar e/ou desativar as popups. Caso precise de ajuda, envie-nos um E-mail indicando qual é o seu navegador ( Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari, etc) e respetiva versão.

Provavelmente, houve uma atualização de software e o seu atalho tem ‘lixo’ de versões anteriores que o impede de funcionar. Terá de recriar o atalho com o endereço correto e/ou digitá-lo no seu navegador de Internet. Para aceder ao DSIG basta escrever no endereço do seu navegador app.dsig.pt ou app.dsig.eu

Não. As sessões de DSIG são mantidas numa única página para garantir a integridade dos dados. Quando tentar utilizar as setas de navegação dos navegadores internet, o DSIG terminará a sessão sempre que a mesma possa ser corrompida.

O DSIG é licenciado por utilizador/sessão. A possibilidade de ter o mesmo utilizador a aceder simultaneamente a diferentes sessões do DSIG não só viola o modelo de licenciamento como pode comprometer a integridade de dados aplicacional

TESOURARIA (6)

Para criar novas Cobranças, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção COBRANÇAS do sub-menu.
  3. Poderá iniciar por efetuar um Filtro por Eventos Pendente ( caso não se efetue esta seleção aparecem todos ) clicando na opção de Filtro por Eventos Pendente, e selecionando as datas inicio e fim do Evento. Sempre que se quiser alterar estas datas deverá clicar no Filtrar.
  4. De seguida, selecione a Fatura ou Fatura Simplificada pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à Fatura ou Fatura Simplificada que pretende aceder na lista das Cobranças.
  5. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Eventos e Contactos de Entidade) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo no lado direito das etiquetas.
  6. Nos Eventos selecione a data do evento, os dados da Encerrado e Atividade são de seleção, os restante de inserção. Poderá introduzir um ficheiro de anexo a este evento.
  7. Nos Contactos de Entidade poderá selecionar um Contacto já existente ou introduzir diretamente um novo Contacto, com respetiva informação de LinkedIn, Telefone, E-mail e Descrição, que será adicionada às Pessoas.
  8. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  9. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.

 
Para editar Cobranças, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção COBRANÇAS do sub-menu.
  3. Selecione a Fatura ou Fatura Simplificada pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à Fatura ou Fatura Simplificada que pretende aceder na lista das Cobranças.
  4. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Eventos e Contactos de Entidade) para alterar e / ou inserir informação clicando no respetivo botão Novo no lado direito das etiquetas.
  5. Quando terminar a inserção e/ou alteração de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  6. Após aceder à Cobrança clique em Gravar depois de terminar as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a Cobrança da base de dados. Se a Cobrança estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter sucesso.

Para criar novas Despesas, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção DESPESA do sub-menu.
  3. Clique opcionalmente no botão Novo ou Copiar de no canto superior direito.

 
No caso de Novo:

  1. Preencha os dados da sua Despesa.
  2. Poderá selecionar uma Entidade já existente ou introduzir diretamente uma nova Entidade e respetivo NIF, que será adicionada às Entidades.
  3. Os dados da Divisa, Taxa de IVA e Despesa são de seleção.
  4. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.

 
No caso de Copiar de:

  1. Selecione a Despesa pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à Despesa que pretende copiarna lista das Despesas.
  2. Após aceder à Despesa, poderá editá-la e clicar em Gravar após ter terminado as alterações.

 
Para editar Despesas, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção DESPESAS do sub-menu.
  3. Selecione a entidade pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à entidade que pretende aceder na lista das Despesas.
  4. Após aceder à Despesa, poderá editá-la e clicar em Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a Despesa da base de dados. Se a Despesa estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter sucesso.

Para criar recebimentos, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção RECEBIMENTOS do sub-menu.
  3. Preencha os dados do seu recebimento, selecionando o tipo de pagamento, data do movimento, entidade e divisa, preenchendo o montante do recebimento assim como uma observação.
  4. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  5. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Documentos, Recibos e Anexos) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo no lado direito das etiquetas.
  6. Nos Documentos selecione a fatura ou fatura simplificada ou nota de crédito que estão por liquidar ( total ou parcial ).
  7. Insira a informação relativa ao documento no novo ecrã, como o valor a atribuir e observação.
  8. Clique no botão Aceitar no canto superior direito .
  9. Nos Recibos  selecione o botão Novo no canto superior direito.
  10. Insira a informação relativa ao recibo no novo ecrã, como o data, original e duplicado, confirme ou substitua a morada do recibo.
  11. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados. Será criado um recibo automaticamente.
  12. Nos Anexos  selecione o botão Novo no canto superior direito.
  13. Insira a informação relativa ao anexos no novo ecrã.
  14. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.

 
Para editar recebimentos, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção RECEBIMENTOS do sub-menu.
  3. Selecione o recebimento pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente ao recebimento que pretende aceder na lista de recebimentos.
  4. Após aceder ao recebimento, poderá editá-la assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá  também clicar em  Apagar para eliminar o recebimento da base de dados. Se o recebimento estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não  ter sucesso.

 
Para criar pagamentos, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção PAGAMENTOS do sub-menu.
  3. Preencha os dados do seu pagamento, selecionando o tipo de pagamento, data do movimento, entidade e divisa, preenchendo o montante do pagamento assim como uma observação.
  4. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  5. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Documentos e Anexos) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo no lado direito das etiquetas.
  6. Nos Documentos selecione a fatura ou fatura simplificada ou nota de crédito que estão por liquidar ( total ou parcial ).
  7. Insira a informação relativa ao documento no novo ecrã, como o valor a atribuir e observação.
  8. Clique no botão Aceitar no canto superior direito .
  9. Nos Anexos  selecione o botão Novo no canto superior direito.
  10. Insira a informação relativa ao anexos no novo ecrã.
  11. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.

 
Para editar pagamentos, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção PAGAMENTOS do sub-menu.
  3. Selecione o pagamento pela opção de Pesquisa  no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente ao pagamento que pretende aceder na lista de pagamentos.
  4. Após aceder ao pagamento, poderá editá-la assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em  Gravar após ter terminado as alterações. Poderá  também clicar em  Apagar para eliminar o pagamento da base de dados. Se o pagamento estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não  ter sucesso.

Para criar novos Tipos de Atividade, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção TIPOS DE ATIVIDADE do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito.
  4. Preencha os dados do seu Tipo de Atividade.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar Tipos de Atividade, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção TIPOS DE ATIVIDADE do sub-menu.
  3. Selecione a unidade pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente ao Tipo de Atividade que pretende aceder na lista dos Tipos de Atividade.
  4. Após aceder ao Tipo de Atividade, pode editá-lo e clicar em Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a o Tipo de Atividade da base de dados. Se o Tipo de Despesa estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter sucesso.

Para criar novos Tipos de Despesa, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção TIPOS DE DESPESA do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito.
  4. Preencha os dados do seu Tipo de Despesa.
  5. Quando terminar, deverá clicar no botão Gravar.

 
Para editar Tipos de Despesa, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção TIPOS DE DESPESA do sub-menu.
  3. Selecione a unidade pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente ao Tipo de Despesa que pretende aceder na lista dos Tipos de Despesa.
  4. Após aceder ao Tipo de Despesa, pode editá-lo e clicar em Gravar após ter terminado as alterações. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a o Tipo de Despesa da base de dados. Se o Tipo de Despesa estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter sucesso.

Para liquidar valores a receber, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção VALORES A RECEBER do sub-menu.
  3. O ecrã seguinte mostra todas as faturas, faturas simplificadas e notas de crédito de compra que estão por liquidar ( total ou parcial ).
  4. Selecione um documento por liquidar pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente a esse documento que pretende aceder na lista de faturas, faturas simplificadas ou notas de crédito de compra.
  5. Insira a informação relativa à liquidação do documento no novo ecrã. Selecione a data, o modo de pagamento e observação.
  6. Selecione se quer emitir recibo e se o imprime com ou sem duplicado.
  7. Confirme ou substitua a morada do recibo.
  8. Clique em Liquidar depois de terminar a introdução dos dados. No caso de ter optado por emitir recibo, será criado um recibo automaticamente, se  tiver optado por imprimir o mesmo será impresso.

 
Para liquidar valores a pagar, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção TESOURARIA do menu.
  2. Aceda à opção VALORES A PAGAR do sub-menu.
  3. O ecrã seguinte mostra todas as faturas, faturas simplificadas e notas de crédito de venda que estão por liquidar ( total ou parcial ).
  4. Selecione um documento por liquidar pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente a esse documento que pretende aceder na lista de faturas, faturas simplificadas ou notas de crédito de venda.
  5. Insira a informação relativa à liquidação do documento no novo ecrã. Selecione a data, o modo de pagamento e observação.
  6. Clique em Liquidar depois de terminar a introdução dos dados.
VENDAS (4)

Para criar agendamentos, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção VENDAS do menu.
  2. Aceda à opção AGENDAMENTO do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito, para criar um agendamento limpo ou caso pretenda copiar o conteúdo de um documento existente clique no botão Copiar de….
  4. Preencha os dados da seu agendamento.
  5. Poderá selecionar uma Entidade já existente ou introduzir diretamente uma nova Entidade e respetivo NIF ( não é obrigatório, caso não seja preenchido será um consumidor final ), que será adicionada às Entidades.
  6. Os dados da pagamento, entrega, comercial, divisa, tipo de desconto, espaço fiscal, taxa de IVA e motivo de retenção são de seleção( caso estes dados estejam preenchidos na entidade selecionada, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  7. Preencha com informação ou selecionando das tabelas a observações, texto de documento e contacto. O campo desconto global é de inserção.
  8. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  9. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Artigos, Carga/Descarga e Anexos) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo o lado direito das etiquetas.
  10. Insira a informação relativa ao Artigo no novo ecrã.
  11. Poderá selecionar um artigo já existente ou introduzir diretamente uma novo artigo.
  12. Os campos como família, tipo, unidade, tipo IVA e motivo de isenção são de seleção.
  13. Insira a informação relativa à quantidade, preço de venda, preço de custo, desconto, cupão e descrição( caso estes dados estejam preenchidos no artigo selecionado, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  14. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  15. Na Carga/Descarga insira a respetiva informação
  16. Nos Anexos selecione o botão Novo no canto superior direito.
  17. Insira a informação relativa ao anexo no novo ecrã.
  18. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.
  19. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  20. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do agendamento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  21. Poderá também clicar em Agendar, para parametrizar o intervalo em que os documentos serão gerados.
  22. Insira a informação relativa à data inicio e data fim que irá limitar a criação automática de documentos, selecione se quer que os documentos sejam emitidos por dias da semana ( caso seja dias da semana pode escolher mais que um dia ) ou por dias do mês ( caso seja dias do mês pode escolher mais que um dia, seguidos ou alternados ) assim como qual o tipo de documento que quer agendar, qual a observação que quer associar e o endereço de e-mail em que pretende ser notificado.
  23. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  24. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.
  25. O agendamento irá criar documentos do tipo Fatura ou Fatura Simplificada, nas datas escolhidas , mas  não Finalizados, devem ser validados e Finalizados.

 
Para editar o agendamento, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção VENDAS do menu.
  2. Aceda à opção AGENDAMENTO do sub-menu.
  3. Selecione o agendamento pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente ao agendamento  que pretende aceder na lista de documentos.
  4. Após aceder ao agendamento, poderá editá-la assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em Gravar após ter terminado as alterações.
  5. Poderá também clicar em Apagar para eliminar o agendamento  da base de dados.
  6. Poderá também clicar em Duplicar caso pretenda criar um novo agendamento com o conteúdo igual ao deste documento.
  7. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do documento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  8. Poderá também clicar em Agendar caso pretenda editar ou apagar o agendamento, quando terminar a edição dos dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  9. Clique em Gravar depois de terminar a edição dos dados.

Para criar faturas, faturas simplificadas ou notas de crédito, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção VENDAS do menu.
  2. Aceda à opção FATURA/ FATURAS SIMPLIFICADAS ou NOTAS DE CRÉDITO do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito, para criar um documento limpo ou caso pretenda copiar o conteúdo de um documento existente clique no botão Copiar de….
  4. Preencha os dados da sua fatura, fatura simplificada ou nota de crédito.
  5. Poderá selecionar uma Entidade já existente ou introduzir diretamente uma nova Entidade e respetivo NIF ( não é obrigatório, caso não seja preenchido será um consumidor final ), que será adicionada às Entidades.
  6. Os dados da pagamento, entrega, comercial, divisa, tipo de desconto, espaço fiscal, taxa de IVA e motivo de retenção são de seleção( caso estes dados estejam preenchidos na entidade selecionada, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  7. Preencha com informação ou selecionando das tabelas a observações, texto de documento e contacto. O campo desconto global é de inserção.
  8. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  9. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Artigos, Carga/Descarga e Anexos) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo o lado direito das etiquetas.
  10. Insira a informação relativa ao Artigo no novo ecrã.
  11. Poderá selecionar um artigo já existente ou introduzir diretamente uma novo artigo.
  12. Os campos como família, tipo, unidade, tipo IVA e motivo de isenção são de seleção.
  13. Insira a informação relativa à quantidade, preço de venda, preço de custo, desconto, cupão e descrição( caso estes dados estejam preenchidos no artigo selecionado, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  14. No caso de Nota de Crédito deverá preencher os campos: referencia de documento ( caso o documento tenha sido copiado da fatura ou fatura simplificada inicial este campo esta preenchido, podendo ser alterado ) e referencia de motivo.
  15. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  16. Na Carga/Descarga insira a respetiva informação
  17. Nos Anexos selecione o botão Novo no canto superior direito.
  18. Insira a informação relativa ao anexo no novo ecrã.
  19. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.
  20. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  21. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do documento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  22. Poderá também clicar em Finalizar caso queira terminar o seu documento, sendo o mesmo numerado. Após o documento ser finalizado, não poderá efetuar qualquer alteração ao mesmo. Tem a hipótese de o anular, inserindo um motivo para o mesmo.

 
Para editar faturas, faturas simplificadas ou notas de crédito, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção VENDAS do menu.
  2. Aceda à opção FATURA / FATURA SIMPLIFICADA ou NOTA DE CRÉDITO do sub-menu.
  3. Selecione a fatura, fatura simplificada ou nota de crédito pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à fatura, fatura simplificada ou nota de crédito que pretende aceder na lista de documentos.
  4. Após aceder à fatura, fatura simplificada ou nota de crédito, poderá editá-la ( caso a mesma não esteja finalizada )assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em Gravar após ter terminado as alterações.
  5. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a fatura, fatura simplificada ou nota de crédito da base de dados. Se a fatura, fatura simplificada ou nota de crédito estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter sucesso.
  6. Poderá também clicar em Duplicar caso pretenda criar um novo documentos com o conteúdo igual ao deste documento.
  7. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do documento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  8. Poderá também clicar em Finalizar caso queira terminar o seu documento, sendo o mesmo numerado. Após o documento ser finalizado, não poderá efetuar qualquer alteração ao mesmo. Tem a hipótese de o anular, inserindo um motivo para o mesmo.
  9. Poderá também clicar em Liquidar ( só no documentos que estejam finalizados ) caso queira processar a liquidação do seu documento. Insira a informação relativa à liquidação do documento no novo ecrã. Selecione a data, o modo de pagamento e observação.
  10. Selecione se quer emitir recibo e se o imprime com ou sem duplicado.
  11. Confirme ou substitua a morada do recibo.
  12. Clique em Liquidar depois de terminar a introdução dos dados. No caso de ter optado por emitir recibo, será criado um recibo automaticamente, se  tiver optado por imprimir o mesmo será impresso.

Para criar guias de transporte,guias de devolução ou  guias de remessa, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção VENDAS do menu.
  2. Aceda à opção GUIAS DE TRANSPORTE/GUIAS DE DEVOLUÇÃO  ou GUIAS DE REMESSA do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito, para criar um documento limpo ou caso pretenda copiar o conteúdo de um documento existente clique no botão Copiar de….
  4. Preencha os dados da sua guia de transporte, guia de devolução ou  guia de remessa.
  5. Poderá selecionar uma Entidade já existente ou introduzir diretamente uma nova Entidade e respetivo NIF ( não é obrigatório ), que será adicionada às Entidades.
  6. Os dados da pagamento, entrega, comercial, divisa, tipo de desconto, espaço fiscal, taxa de IVA e motivo de retenção são de seleção( caso estes dados estejam preenchidos na entidade selecionada, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  7. Preencha com informação ou selecionando das tabelas a observações, texto de documento e contacto. O campo desconto global é de inserção.
  8. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito
  9. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Artigos, Carga/Descarga e Anexos) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo o lado direito das etiquetas.
  10. Insira a informação relativa ao Artigos no novo ecrã.
  11. Poderá selecionar um artigo já existente ou introduzir diretamente uma novo artigo.
  12. Os campos como família, tipo, unidade, tipo IVA e motivo de isenção são de seleção.
  13. Insira a informação relativa à quantidade, preço de venda, preço de custo, desconto, cupão e descrição ( caso estes dados estejam preenchidos no artigo selecionado, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  14. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  15. Na Carga/Descarga insira a respetiva informação
  16. Nos Anexos selecione o botão Novo no canto superior direito.
  17. Insira a informação relativa ao anexo no novo ecrã.
  18. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.
  19. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  20. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do documento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  21. Poderá também clicar em Finalizar caso queira terminar o seu documento, sendo o mesmo numerado. Após o documento ser finalizado, não poderá efetuar qualquer alteração ao mesmo. Tem a hipótese de o anular, inserindo um motivo para o mesmo.
  22. Após finalizar o documento deverá introduzir o código AT se for por introdução manual e clicar no botão  Atribuição Manual ou clicar no botão Comunicar c/ AT se o código for através de comunicação com AT.

 
Para editar guia de transporte, guia de devolução ou  guia de remessa, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção VENDAS do menu.
  2. Aceda à opção GUIAS DE TRANSPORTE/GUIAS DE DEVOLUÇÃO  ou GUIAS DE REMESSA do sub-menu.
  3. Selecione a guia de transporte, guia de devolução ou  guia de remessa pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à guia de transporte, guia de devolução ou  guia de remessa que pretende aceder na lista de documentos.
  4. Após aceder à guia de transporte, guia de devolução ou  guia de remessa, poderá editá-la ( caso as mesmas não estejam finalizadas ) assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em Gravar após ter terminado as alterações.
  5. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a guia de transporte, guia de devolução ou  guia de remessa, da base de dados. Se a guia de transporte, guia de devolução ou  guia de remessa estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter sucesso.
  6. Poderá também clicar em Duplicar caso pretenda criar um novo documentos com o conteúdo igual ao deste documento.
  7. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do documento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  8. Poderá também clicar em Finalizar caso queira terminar o seu documento, sendo o mesmo numerado. Após o documento ser finalizado, não poderá efetuar qualquer alteração ao mesmo. Tem a hipótese de o anular, inserindo um motivo para o mesmo.

Para criar propostas, orçamentos, faturas pro-foma e adjudicações, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção VENDAS do menu.
  2. Aceda à opção PROPOSTAS/ORÇAMENTOS/FATURA PRO-FORMA ou ADJUDICAÇÕES do sub-menu.
  3. Clique no botão Novo no canto superior direito, para criar um documento limpo ou caso pretenda copiar o conteúdo de um documento existente clique no botão Copiar de….
  4. Preencha os dados da sua proposta,orçamento, fatura pro-foma e adjudicação.
  5. Poderá selecionar uma Entidade já existente ou introduzir diretamente uma nova Entidade e respetivo NIF ( não é obrigatório ), que será adicionada às Entidades.
  6. Os dados da pagamento, entrega, comercial, divisa, tipo de desconto, espaço fiscal, taxa de IVA e motivo de retenção são de seleção( caso estes dados estejam preenchidos na entidade selecionada, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  7. Preencha com informação ou selecionando das tabelas a observações, texto de documento e contacto. O campo desconto global é de inserção.
  8. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  9. Clique opcionalmente em cada uma das etiquetas em baixo (Artigos, Carga/Descarga e Anexos) para inserir informação clicando no respetivo botão Novo o lado direito das etiquetas.
  10. Insira a informação relativa ao Artigos no novo ecrã.
  11. Poderá selecionar um artigo já existente ou introduzir diretamente uma novo artigo.
  12. Os campos como família, tipo, unidade, tipo IVA e motivo de isenção são de seleção.
  13. Insira a informação relativa à quantidade, preço de venda, preço de custo, desconto, cupão e descrição( caso estes dados estejam preenchidos no artigo selecionado, os mesmos são afixados, podendo os mesmos serem alterados).
  14. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Aceitar que se encontra no canto superior direito.
  15. Na Carga/Descarga insira a respetiva informação
  16. Nos Anexos selecione o botão Novo no canto superior direito.
  17. Insira a informação relativa ao anexo no novo ecrã.
  18. Clique em Gravar depois de terminar a introdução dos dados.
  19. Quando terminar a inserção de todos os dados, deverá clicar no botão Gravar que se encontra no canto superior direito.
  20. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do documento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  21. Poderá também clicar em Finalizar caso queira terminar o seu documento, sendo o mesmo numerado. Após o documento ser finalizado, não poderá efetuar qualquer alteração ao mesmo. Tem a hipótese de o anular, inserindo um motivo para o mesmo.

 
Para editar propostas, orçamentos, faturas pro-foma ou adjudicações, siga os seguintes passos :

  1. Aceda à opção VENDAS do menu.
  2. Aceda à opção PROPOSTAS/ORÇAMENTOS/FATURA PRO-FORMA ou ADJUDICAÇÕES do sub-menu.
  3. Selecione a proposta, orçamento, fatura pro-forma ou adjudicação pela opção de Pesquisa no canto superior esquerdo e/ou clique no ícone correspondente à proposta, orçamento, fatura pro-forma ou adjudicação que pretende aceder na lista de documentos.
  4. Após aceder à proposta, orçamento, fatura pro-forma e adjudicação, poderá editá-la ( caso a mesma não esteja finalizada )assim como o conteúdo das etiquetas em baixo e clicar em Gravar após ter terminado as alterações.
  5. Poderá também clicar em Apagar para eliminar a proposta, orçamento, fatura pro-forma ou adjudicação, da base de dados. Se a propostas, orçamentos, faturas pro-forma ou adjudicação estiver referenciada por qualquer outro objeto do DSIG, a operação Apagar pode não ter sucesso.
  6. Poderá também clicar em Duplicar caso pretenda criar um novo documentos com o conteúdo igual ao deste documento.
  7. Poderá também clicar em Visualizar caso pretenda visualizar a impressão do documento. Caso este não esteja finalizado a impressão será um rascunho.
  8. Poderá também clicar em Finalizar caso queira terminar o seu documento, sendo o mesmo numerado. Após o documento ser finalizado, não poderá efetuar qualquer alteração ao mesmo. Tem a hipótese de o anular, inserindo um motivo para o mesmo.

Load More